A reciclagem é a principal alternativa para o tratamento do lixo urbano, além de contribuir diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
Para a elaboração deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos, professores e comunidade associaram a reciclagem com a ideia do filme “A corrente do bem”, que conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. O meio ambiente precisa de nossa ajuda, por que não nos darmos as mãos, e ao invés de fazermos sozinhos, nos juntarmos e criarmos uma grande equipe? É somente com a reciclagem que se criará uma conscientização como o lixo sendo matéria-prima e não algo descartável, não havendo mais situações desagradáveis como ver alguém jogar lixo pela janela de um carro, encontrar “bitucas de cigarro” em lugares públicos, enfim toda uma conscientização socioambiental comportamental surgirá com intensificação de nosso projeto de reciclagem em forma de corrente.
Cada participante foi responsável em encontrar mais três pessoas que estivessem dispostas a participar do projeto, e assim sucessivamente. Cada material (metal, alumínio, plástico,...) foram arrecadados em etapas, onde cada etapa deve ser batida sua meta, somente quando a meta for atingida, se pode ir para a etapa seguinte. Ao fim de todas as etapas, voltou-se novamente a etapa inicial formando-se um ciclo infinito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário