quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto ENEM na escola.

O Grupo de Comunicação O POVO vai ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será usado como fase única no processo seletivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto envolve todas as mídias do Grupo.
Aulas no rádio e na TV, encarte de fascículos no jornal e interatividade no portal. Todas as mídias do Grupo de Comunicação O POVO estarão envolvidas no projeto que ajudará os estudantes cearenses a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será usada nos processos seletivos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet.

A iniciativa é da Fundação Demócrito Rocha. Ao todo, serão encartados 16 fascículos no O POVO. O material trará questões do Enem. Já a Rádio O POVO/CBN e a TV O POVO transmitirão aulas sobre temas abordados no exame. "A ideia é disponibilizar essas aulas também no portal O POVO Online", informa Eloísa Vidal, doutora em Educação e uma das idealizadoras do projeto.

"Com esse projeto, a gente pretende atingir todos os alunos, tanto das escolas particulares quanto públicas", lembra o diretor-geral de Novos Negócios do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Filho. O projeto será iniciado na primeira quinzena de abril.

O conteúdo dos fascículos e das aulas será elaborado por professores do colégio 7 de Setembro. "Ano passado, a gente fez um curso de formação para toda a equipe pedagógica. Em seis meses, também mudamos todo o nosso material com questões que contemplam as habilidades do Enem", informa o supervisor-geral do pré-vestibular, Sílvio Mota. "A gente já estava nessa caminhada rumo ao Enem antes mesmo da UFC adotar o exame como processo seletivo", acrescenta um dos diretores do colégio, Henrique Soárez.

A UFC decidiu adotar o Enem como fase única no processo seletivo em 26 de fevereiro deste ano. Com a decisão, a universidade passou a integrar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema possibilita que um estudante cearense se candidate a uma vaga em qualquer universidade federal do País que tenha aderido à proposta.

O estudante faz uma única prova, a do Enem. Depois de receber a nota no exame, ele indica no sistema online do MEC cinco cursos que pretende estudar. O vestibulando pode optar por cinco áreas em uma mesma instituição ou em instituições diferentes. O candidato também pode ver as notas dos seus concorrentes e checar se possui chances de ficar com a vaga.

Sílvio Mota lembra que o Enem cobra habilidades e competências do estudante diferentes das que eram exigidas no vestibular tradicional. "Mas tudo o que o aluno estudou continua valendo. O que mudou foi a maneira de cobrar o conteúdo. Antes, exigia a memória. Hoje é o raciocínio", observa. O supervisor diz ainda que é importante o aluno se preparar desde o início do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário