terça-feira, 19 de outubro de 2010

2º LUGAR: ROBÓTICA EDUCACIONAL


TÍTULO: Magnetismo, uma Aplicação em Robótica
 Autores:
Breno Barroso Rodrigues¹
Kécio Jonas da Silva Queiroz¹
Franciberto Leonardo²
1 - Alunos da EEEP Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota
2 - Professor de Física da EEEP Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota
INTRODUÇÃO: 
Robótica é um ramo da tecnologia que engloba, mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Os robôs são apenas máquinas.
O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, na sua ficção. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: Leis da Robótica.
Leis essas que são:
-1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.
-2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
-3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
METODOLOGIA:
 Para a construção de um pequeno robô lutador  para entretenimento a pesquisa se baseou no eletromagnetismo que atua sobre o ferro, sendo este produzido por uma passagem de corrente elétrica por uma bobina, que é fio de cobre enrolado formando várias espiras e desta forma aumentando a intensidade  do fluxo eletromagnético.
O robô terá dois braços, cada braço sera movimentado por um bobina, essas bobinas possuem a força de contrair o metal fazendo assim o movimento.
O robô também terá um movimento de tronco para as laterais com uma adaptação de um sistema de engrenagens, sendo este sistema formado por uma catraca e esta sincronizada por duas coroas mantendo o corpo do robô na vertical e sendo o movimento tambem comandado por por dois motores onde também se percebe uma aplicação eletromagnética.
O projeto visa ainda movimentos de pernas através da adaptação de rodas.
RESULTADOS:
 Durante os testes foi comprovado os movimentos do núcleo de ferro que forma o braço, sendo possível ainda variar a forma de lutar: boxe, espada, lança etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 Este projeto visa não apenas o entretenimento, porém espera-se que com modificações que o mesmo possa passar ser utilizado de outras maneiras.
Palavras-chave: magnetismo - robótica - tecnologia.
E-mail para contato: franciberto@yahoo.com.br

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